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Aumentar o CTR no Google AdWords com as Google Seller Ratings

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Sou português, o meu nome é André (Manuel é o meu tio) e neste meu primeiro artigo vou trazer uma dica que pode aumentar o CTR até 17% (números Google) nas suas campanhas pagas do Google. As Google Seller Ratings são uma extensão que pode ser adicionada onde mostra umas estrelas com a avaliação dos clientes.

Vai aumentar o CTR nos seus anúncios pelo tema da confiança online, os usuários clicam mais vezes em lojas que têm estrelas do que em lojas que não possuem essas estrelas (é uma evidência, impacto visual é o mais provável). É como nos hotéis, têm de ter estrelas para que eu possa reservar.

A forma de obter essas estrelas pode ser através das reviews do Google ou através de um parceiro oficial do Google (no Brasil existem dois). As condições mínimas não são difíceis de alcançar: É necessário um mínimo de 150 avaliações coletadas nos últimos 12 meses com uma nota média superior a 3,5 (a nota vai de 1 a 5).

Existe ainda alguma desconfiança por parte dos E-commerces em quererem ver publicadas as opiniões dos clientes, quer pelo possível impacto das opiniões negativas, quer pelo fato de não associarem avaliações a vendas. Consumidores mais esclarecidos, consumidores com mais confiança online, são consumidores mais propensos a comprar (outra evidência).

Um estudo que li punha dois hotéis em comparação. Um hotel de 3 estrelas com opiniões de clientes e outro hotel com 4 estrelas, mas neste caso, sem opiniões de clientes. O observado foi que a maior parte das pessoas preferiu escolher o hotel de 3 estrelas em detrimento do hotel de 4 estrelas. Porquê? Entra aqui a prova social, desde os primórdios da humanidade que todos nós somos influenciados pelo aquilo que vemos, escutamos ou lemos.

Eu estou nesta área do feedback online há cerca de 2 anos e meio, e tenho-me deparado com o aumento das conversões por parte dos E-commerces após usarem alguma solução de reviews. Claro está que por vezes a medição é difícil; pois não conseguimos associar uma venda à leitura das opiniões, não podemos afirmar que o consumidor comprou porque foi influenciado pelo que leu. O feedback que tenho por parte dos E-commerces é que realmente sim, os clientes gostam. Gostam de ver as opiniões, deixam muitas sugestões e elogios e animam a página criando User Generate Content (muito bom para SEO) que o Google adora.

O possível efeito negativo das opiniões críticas pode ser mitigado com um bom gerenciamento das opiniões por parte da gerência e uma resposta pró-ativa. Mas da minha experiência, a maior parte dos E-commerces que usam a nossa solução mais de 90% das opiniões são positivas. Porque pense bem, a maior parte dos clientes estão satisfeitos. O que acontece muitas vezes, é que a minoria dos clientes que estão insatisfeitos acabam por estragar a e-reputação da loja porque, indignados, vão procurar outros meios de prejudicar a loja reclamando nas redes sociais, fóruns, portais de queixa etc.

O objetivo é que possamos gerir a reputação online, dar um relato real e fidedigno do que se passa nos e-commerces e deixar o gerente/diretor livre para o que faz melhor, que é entregar um produto/serviço de qualidade.

Para saberem mais sobre este assunto ou outro relacionado com comércio online, podem esperar o meu próximo artigo ou encontrar mais dicas no E-commerce & Varejo.

Até já.

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