Ultimate magazine theme for WordPress.

Entenda as diferenças entre os marketplaces para ter mais sucesso em suas vendas

382

Estar presente nos marketplaces é hoje essencial para qualquer e-commerce. Além de serem portas de entrada para lojas virtuais, esses grandes shoppings online carregam um grande nome e por isso podem ser a melhor solução para conseguir aumentar as vendas online.

Para decidir em qual marketplace entrar é preciso ter claro quais as especificidades de cada um deles e também quais são as regras que precisam ser seguidas, assim como responsabilidades e direitos.

O ANYMARKET possui integrações com diversos marketplaces como Cnova, B2W, Walmart, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Kanui e Tricae e não existem regras únicas adotas por todos eles. Cada marketplace ou grupo de marketplaces adota seu próprio modelo, porém a maioria possui regras próximas como tempo mínimo de operação, avaliação em empresas como E-bit e Reclame Aqui, além do registro formal que envolve inscrições estaduais e CNPJ.

O Marketplace ideal para sua loja

Os marketplaces como Dafiti, Kanui e Tricae tem um nicho claramente voltado para moda e confecções, já o lojista que pretende vender artigos esportivos deve estar presente na Netshoes, já os outros marketplaces são ótimos para vender os mais variados produtos, desde móveis até eletrônicos.

É muito importante que o lojista saiba aonde vender seu produto, conheça seu público para alcançá-lo da melhor maneira possível. O Submarino é um marketplace conhecido mais pelos produtos eletrônicos, já a Casas Bahia é mais voltada para móveis. Estar presente nos marketplaces é importante porém é mais importante saber aonde seus produtos terão mais destaque.

Como entrar nos marketplaces

A principal maneira de entender como é realizado cada processo de cada marketplace é entrar em contato com eles, e uma maneira de facilitar a entrada neles é ter um bom contato com um integrador como o ANYMARKET, que poderá ajudar o lojista a conseguir um espaço nas suas prateleiras virtuais.

Parte de ser bem-sucedido nos marketplaces é entendê-los para que seja possível otimizar anúncios a aparecer no Buybox, local onde aparecem anúncios em destaque.

Mercado Livre

No caso do Mercado Livre é importante ter anúncios com títulos que facilitem a busca, descrição detalhada, templates, qualificações de venda feitas pelos compradores, rápido atendimento, entre outras.

Walmart

Já para quem está no Walmart a descrição detalhada, assim como a especificação das características do produto, os preços e cadastro de EAN dos produtos são aspectos muito importantes para alavancar as vendas.

Via Varejo (Cnova)

Na Cnova é preciso focar na qualidade dos anúncios, assim como nas imagens de qualidade, preços e frete competitivos, tratamento de reclamações, entregas no prazo e um bom atendimento.

B2W

Assim como os outros marketplaces a B2W também preza por descrições detalhadas, imagens de qualidade, preço competitivo, bom frete e avaliações positivas de clientes. Todos os marketplaces de moda como Dafiti, Kanui e Netshoes prezam muito pela qualidade das imagens e também pela variedade de produtos.

Diferencie seus produtos, fuja do Oceano Vermelho!

Por vezes, seus produtos podem parecer iguais aos outros num marketplace. Mas você pode mudar isso, com algumas alterações simples em seus anúncios.

Aqui no Blog do ANYMARKET temos um artigo mais detalhado sobre como ganhar destaque para seus produtos em cada marketplace. Não deixe de conferir!

A média de comissão nos marketplaces

A comissão em cada marketplace pode variar de acordo com o tipo de anúncio ou categoria de produtos, porém os números médios são:

*Mercado Livre: de 11% a 16%
*B2W: de 14% a 18%
*Cnova: de 14% a 18%
*Walmart: 16%
*Netshoes: de 25% a 30%
*Dafiti: de 25% a 30%

Mesmo sendo diferentes, percebe-se que muitos marketplaces têm algumas regras em comum, por isso o mais importante para os lojistas é entender de fato o que cada um deles pode ou não proporcionar de melhoria nas vendas. Vale lembrar que cada marketplace possui sua própria comissão, isso é muito importante para que os lojistas saibam quanto de fato vão receber por cada venda.

O ANYMARKET preparou um check list simples e básico com os pré-requisitos necessários para que você conheça um pouco melhor cada marketplaces e saiba o que é necessário fazer com seus produtos para estar presente em cada um deles.

Você quer abrir um e-commerce ou melhorar o resultado do seu e-commerce atual? Todas as sexta-feiras enviamos às 15h um e-mail com conteúdo direcionados para esses dois objetivos. Se você se encaixa nesse perfil junte-se a nossa comunidade e inscreva-se QUERO FAZER PARTE!

Ficou com alguma dúvida ainda?