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O que você está fazendo para fidelizar o seu cliente?

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Em tempos de disputa tão acirrada pelo cliente onde cada detalhe conta para melhorar a experiência com a sua marca, gostaria de trazer uma reflexão. O que você está fazendo para conseguir a lealdade do seu cliente, quais ações sua empresa planeja para deixa-lo cada dia mais perto?

Já é sabido por todos que é 5 vezes mais caro conseguir um cliente novo do que vender para a sua base, então você está cuidando desse cliente como deveria ou apenas mandando um e-mail marketing com promoções de vez em quando?

Caso a resposta da pergunta acima for sim, vou deixar algumas dicas que podem ser valiosas para o seu negócio:

CONHEÇA SEU CLIENTE!

E conhecer não é somente o que ele compra, conhecer no sentido amplo. Utilize um sistema de CRM para reunir o máximo de informações possíveis e com isso oferecer ofertas e conteúdos personalizados.

Temos ótimas ferramentas gratuitas que podem ajudá-lo com isso o Hubspot por exemplo é uma dessas ferramentas. Com ele é possível tirar relatórios de diversos pontos como cidade, região, aniversários, setor, tipo de produto, além de conseguir colocar informações pertinentes ao seu negócio e não seja padrão do sistema.

OFEREÇA CONTEÚDO RELEVANTE

O cliente percebe valor quando a empresa se esforça para mostrar que não quer só vender, mas também educar sobre os diversos usos de um mesmo produto. Se o seu negócio é vender roupa feminina, pense em conteúdos que possam ajudar a utilização, mande dicas de ocasião para usar, acessórios que combinam, como usar de formas diferentes aquele vestido por exemplo. Tenha certeza que isso aproxima ainda mais o cliente e aumenta o valor agregado daquela compra.

Isso vale também para as Redes Sociais, pergunte-se sempre quais informações valiosas posso oferecer para que as pessoas conheçam melhor o meu produto, como posso esclarecer todas as dúvidas através de conteúdos interessantes que aumente o engajamento e torne meus consumidores defensores da marca.

OFEREÇA VANTAGENS

Pense comigo, já temos uma base de clientes que confiam em nossos produtos porque não oferecer vantagens para ele?

Ações como fazer uma pré venda exclusiva conseguimos puxar um importante gatilho mental o da EXCLUSIVIDADE. Isso mesmo o ser humano adora ser exclusivo, e quando você mostra isso para o seu cliente ele vai entender o quanto ele é importante para a sua marca.

Isso pode ser feito de outras maneiras também, com um desconto permanente para um determinado produto que tem uma grande recompra, um brinde, desconto de aniversário, garantia estendida, canal de atendimento exclusivo.

Se for possível no seu negócio desenvolver um programa de fidelidade, é uma ferramenta muito utilizada hoje para aumentar as vendas, pois, cada compra gera uma pontuação e isso faz com que motive ainda mais esse cliente a voltar.

As possibilidades são muitas o mais importante é entender que por já ser um cliente existem benefícios.

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Esse é um ponto de extrema importância, mas que alguns deixam em segundo plano o que pode custar a fidelização e todos os esforços vão por água abaixo.

Assim que acontece a venda precisamos estar atentos a todos os pontos de contato, seja no SAC, Redes Sociais, Telefone, Email, Chat ou qualquer outro canal que seja possível falar com a empresa.

É completamente compreensível acontecer problemas, seja na entrega um atraso por conta dos correios, produto danificado, produto não atendeu as expectativas do cliente ou qualquer outra situação. O que não podemos ter de forma nenhuma é deixar esse consumidor no vácuo, sites como o Reclame Aqui tem milhares de reclamações e a grande maioria poderia se resolver com um contato.

Em um estudo feito pela Accenture 86% das pessoas que deixaram de comprar de uma determinada marca o motivo foi o mau atendimento, e em 92% dos casos isso poderia ter sido evitado se o problema tivesse sido resolvido no primeiro contato.

Observe atentamente quais são seus pontos de entrada, e como pode ser melhorado com um atendimento mais ágil e resolutivo.

MEÇA A SATISFAÇÃO

Poucas empresas fazem isso hoje em dia, mas são ações que ajudam a conhecer mais o seu cliente e também um feedback sobre o seu produto.

Através do Survey Monkey ou Google Forms é possível mandar uma pesquisa para os compradores responderem como foi a experiência da compra, essa ação mostra que estamos preocupados não só em vender, mas também em dar suporte e voz ao consumidor.

Isso também pode ser feito para lançar um novo produto por exemplo, ninguém melhor do que quem já conhece seus produtos para ajudá-lo a criar novos itens para seu portifólio.

Espero ter ajudado com ideias para melhorar o seu negócio, e me conte o que você faz pra fidelizar os seus clientes?

 

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